Miocardite é um processo inflamatório do miocárdio geralmente causados por vírus, dentre eles encontram-se: vírus da hepatite C, Influenza, Epstein Barr, adenovirus, enterovírus, entre outros. É uma causa incomum de morte súbita (< 5%).
Os sintomas podem variar, sendo que a maioria dos pacientes permanece assintomático. Achados do exame clínico incluem taquicardia, B3 e ritmo em galope. Elevação da CKMB e troponina podem ser aumentados em uma minoria dos casos.
A inflamação do miocárdio leva a disfunção contrátil e cria um substrato altamente arritmogênico expondo o paciente a risco aumentado de arritmia ventricular.
O ECG pode mostrar mudanças inespecíficas do segmento ST-T, elevação de ST mimetizando IAM. A presença de ondas Q ou bloqueio de ramo são indicadores de pior prognóstico. Ecocardiograma transtorácico é importante para verificar função do ventrículo esquerdo e excluir outras causas de insuficiência cardíaca como valvulopatias, doenças congênitas ou amiloidose.
Atletas diagnosticados com miocardite devem ser retirados do treinamento e repouso de 6 meses apos recuperação clínica antes de retornar ao esporte.
0 comentários:
Postar um comentário