A suplementação de carboidratos é utilizada por atletas profissionais e amadores há anos. No início atribuiu-se a melhora de performance com os níveis glicêmicos, nesse caso a suplementação evitaria a hipoglicemia, o entanto tal fato não foi constatado.
Dados consistentes comprovaram a melhora de performance em esportes aeróbicos de longa duração (>2 horas). Os mecanismos de melhora são:
- 1. Manutenção do níveis de glicemia,
- 2. Manutenção de altos níveis de oxidação de glicemia,
- 3. Diminui o consumo de glicogênio endógeno,
- 4. Síntese de glicogênio durante o exercício de baixa intensidade.
A quantidade mínima de reposição de carboidratos para ocorrer melhora de performance é de 22 g por hora, sendo que a maioria dos estudos demonstraram benefícios com uma taxa de 40 a 75 g de carboidrato por hora. O consenso da American College of Sports Medicine recomendam consumo de 30 a 60 g de carboidrato por hora.
Algumas atenções especiais devem ser tomadas com a suplementação de carboidratos, alguns atletas podem apresentar quadro de desconforto gástrico importante. Portanto, deve-se iniciar essa suplementação durantes os treinos e ajustar a dose a ser tolerada para evitar surpresas desagradáveis no decorrer das competições.