Pages

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Morte Súbita em Atletas


            Morte Súbita Cardíaca é definida como morte natural inesperada de origem cardíaca em até 1 hora do início dos sintomas em uma pessoa que aparentemente não apresenta doença cardiovascular prévia.
            A incidência de morte súbita na população de atletas varia bastante,  o estudo entre os atletas do colegial de Minnesota – EUA revelou 1 para 200.000 casos. Na Itália, Corrado et al. Reportaram índice de 2,3 em 100.000 atletas jovens em Veneto – Itália. Outro dado importante é que existe uma tendência de aumento quanto mais velho é o atleta e se ele pratica esportes de endurance, a prevalência de morte súbita pode variar de 1 para 15.000 a 1 para 50.000 em maratonistas com mais de 35 anos. Além disso, homens apresentam 10 vezes mais chance de ter um evento fatal.
            Podemos classificar dois grupos distintos de atletas que apresentaram morte súbita: atletas jovens (< 35 anos) e atletas máster (> 35 anos).
            Em atletas com menos de 35 anos, 95% ou mais dos atletas que tiveram evento fatal apresentaram cardiopatia estrutural. As 3 causas mais comuns de morte súbita são:
1.       - Cardiomiopatia Hipertrófica
2.       - Displasia Arritmogênica de Ventrículo Direito
3.       - Origem Anômala de Coronárias

Outras causas comuns de morte súbita são:
 - Miocardite
5.       - Cardiomiopatia dilatada
6.       - Síndrome de Marfan
7.       - Prolapso de valva mitral
8.       - Wolff Parkinson White
9.       - Síndrome do QT longo
10    - Síndrome de Brugada
11    - Taquicardia Ventricular Polimórfica Catecolaminérgica

Em atletas com mais de 35 anos a principal causa de morte súbita é a Doença Arterial Aterosclerótica. Boa parte dos atletas que tiveram evento fatal apresentavam fatores de risco de base – HAS, dislipidemia, tabagismo, diabetes. Outras causas menos comuns incluem doenças valvares adquiridas e miocardiopatia hipertrófica.
É importante destacar que existe variação na literatura quanto as causas de morte súbita (Estados Unidos, Itália, Israel), nesse aspecto deve-se buscar identificar doenças que podem levar a morte súbita em nossa população específica. No Brasil,  precisamos avaliar com cautela atletas nascidos em áreas endêmicas para Doença de Chagas, verificar a prevalência de Miocardite, além de doenças que podem predispor a DAC como Dislipidemia Familiar.
Apresentadas as principais causas de Morte Súbita em atletas, busca-se identificá-las através do exame pré-participação afim de evitar novos eventos fatais no esporte. 

0 comentários:

Postar um comentário