Pages

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Hidratação


            A hidratação é um dos temas mais polêmicos dentro de nossa área. Embora aparentemente simples e inofensivas, as recomendações inadequadas quanto a hidratação podem levar desde queda de performance, desconforto gástrico até predispor a situações de grande risco para os atletas como Hipertermia e Hiponatremia Induzida.
            Em termos de performance esportiva reduções de 2% no volume parecem afetar o desempenho durante a prova.
            No entanto, valores de taxa de sudorese são muito variáveis entre indivíduos, devendo-se individualizar a reposição hídrica, conforme a necessidade de cada atleta. É importante verificar o peso sem vestimenta antes e após o exercício em treinos, levando-se em consideração a temperatura, a umidade, a intensidade do exercício e anotar essas condições climáticas.
            De maneira geral, recomenda-se sair de um estado de hidratação normal e realizar a reposição ao sentir sede, em pequenas porções. A reposição hídrica deve ser individualizada conforme a necessidade de cada atleta. Antigas recomendações como beber água mesmo sem sentir sede devem ser evitadas.  
            Após o evento esportivo recomenda-se que cada quilo de peso perdido deva ser reposto com 1,5 L de água, recomenda-se também ingerir alimentos contendo sal e frutas para a reposição de eletrólitos.

0 comentários:

Postar um comentário