Pages

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Herpes Simples

            Infecções pelo virus do Herpes Simples atinge atletas de esportes de contato sendo relativamente comuns no rugby e no wrestling.
            Grupo de vesículas em uma base eritematosa caracteriza a infecção pelo vírus do Herpes Simples, apesar de lesões novas podem não apresentar vesículas e lesões tardias podem demonstrar apenas erosões. Geralmente, tais lesões são localizadas na cabeça, pescoço e membros superiores.




            Quando as lesões não são características, pode-se utiliza cultura e imunofluorescência para confirmação diagnóstica. Diagnósticos diferenciais incluem: tinha corporis, impetigo, acne e dermatite atópica.




            O tratamento inclui o uso de antivirais (aciclovir, valaciclovir e famciclovir), porém, não existe consenso sobre o tempo de tratamento antes de retornar a competição. A prevenção deve ser feita ao orientar atletas a não compartilhar equipamentos e toalhas. Apesar de bandagens isoladas cobrindo lesões  permitirem a prática de lutadores, cobertura da infecção não é aceita em muitas competições.  


Imagens extraídas do site: http://www.humenhealth.com/herpes-simplex/herpes-simplex.asp no dia 18/07/11

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Tinea Corporis Gladiatorum


            Infecções fúngicas em lutadores são muito comuns. Sendo particularmente chamada de Tinea Corporis Gladiatorum, acometendo 24 a 77% em indivíduos que lutam “wrestling”. Apresenta placas escamativas, eritematosas bem definidas.

Imagem extraída em 08/07/11 do site: http://knol.google.com/k/will-johnson/ringworm-tinea-corporis-tinea-faciei/4hmquk6fx4gu/229#

            O principal fungo causador da tinea é o Trichophyton tonsurans e é transmitido por contato de pele durante as lutas. Portanto, as lesões devem ser cobertas para evitar sua proliferação.
            O tratamento desta patologia incluem o uso de antifúngicos oral e tópicos. O uso de fluconazol 100 mg semanal é recomendado, porém, não é definida a  duração ótima da terapia.


Imagem extraída em 08/07/11 do site: http://knol.google.com/k/will-johnson/ringworm-tinea-corporis-tinea-faciei/4hmquk6fx4gu/229#